Debian 8 “Jessie” virá com XFCE por padrão (Godbye Gnome…)

Debian 8 “Jessie” virá com XFCE por padrão (Godbye Gnome…)

Na verdade essa notícia não é nova. Já na fase de desenvolvimento do Debian 7 “Whezzy” esse assunto havia começado a ser ventilado, porém para a versão 8 “Jessie” a decisão já foi tomada: o Debian abandonou de vez o Gnome e passará a usar o XFCE como ambiente de trabalho padrão!

Joey Hess fez o comunicado oficial na lista de discussão do projeto, no qual ele explica que a decisão foi tomada após um longo processo de discussão dentro da comunidade. Para a comunidade Debian (na verdade para os tomadores de decisão) o Gnome 3.x não conseguiu “convencer” como um ambiente de trabalho ideal: “Ele é ineficiente e pouco intuitivo se comparado ao Gnome 2.x”, explicou Hess.

Já o XFCE, o substituto ideal para a comunidade, tem várias vantagens, incluindo maior acessibilidade para usuários com deficiência visual e habilidades motoras, maior similaridade com o GNOME 2.x, bem como é mais rápido e “ocupa menos espaço em uma ISO” .

Se a decisão realmente é a final, sinceramente tenho minhas dúvidas. Porém mostra que talvez a “era Gnome” realmente tenha chegado ao fim….

Data: nov. 2013
Fonte: sejalivre.org

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s