5 recursos interessantes do media player VLC que você talvez não conheça

O VLC é um media player para múltiplas plataformas, que reproduz a maioria dos arquivos multimídia, como DVD, CD de Áudio e vários protocolos de fluxo. Contudo, ele não é apenas um media player – é praticamente um “canivete suiço” para recursos multimídia, com diversas funcionalidades interessantes. Sendo assim, se você usa o VLC apenas para escutar músicas ou rodar seus vídeos; você não está usando todo o potencial desse programa e deve conferir essas dicas!

Não conhece o VLC? Instale em seu sistema Linux

1 – Converter arquivos de mídia

O VLC pode converter arquivos de mídia entre os formatos que ele suporta. Você pode usar isso para fazer um vídeo menor para um dispositivo móvel, converter mídia de um formato não suportado para um dispositivo compatível, ou mesmo para extrair o áudio de um vídeo e salvá-lo como um arquivo separado.

Para fazer isso, basta ir em Mídia >> Abrir (com opções) >> Adicionar o arquivo >> Escolher Converter (como segue imagem)

2 – Controlar remotamente a lista de reprodução

O VLC tem um servidor HTTP integrado e você pode habilitar o acesso remoto ao seu cliente VLC através de um navegador web. Permite você controlar seu player a partir de um navegador web, com controle da lista de reprodução.

Para isso, basta ir em Ferramentas >> Preferências >> Marcar a opção Exibir Configurações Detalhada, como segue imagem:

Depois, procure Interface >> Interfaces Principais >> marque a caixa de seleção Web. Por fim, reinicie o VLC! Posteriormente, abra o navegador Web e acesse o endereço http://localhost:8080/

Toda vez que o VLC for iniciado, o servidor também será! E você pode até usar isso para transformar seu smartphone em um controle remoto para o VLC, como segue How to Remote Control VLC With Your Android Phone

3 – Transmitir Streaming através da rede

O VLC pode fazer streaming através da Internet ou em sua rede local. Por exemplo, caso queira transmitir um arquivo de vídeo no seu computador para a rede local. Para fazer isso, basta ir em Mídia >> Abrir (com opções) >> Selecionar Arquivo ou Fluxo de Rede e depois clicar no botão Fluxo.

Uma nova tela irá se abrir. Basta ir preenchendo ou modificando o que desejar. Você será capaz de configurar o VLC como um servidor de mídia para que outros computadores na rede ou mesmo na internet conecte-se ao seu stream provido pelo VLC. Ou simplesmente assistir ou ouvir stream no seu player.

Leia isto: How to Use VLC to Stream Audio and Video to Multiple Computers on Your Network Using Multicast

4 – Aplicar efeitos de vídeo e áudio

VLC pode aplicar efeitos de áudio, efeitos de vídeo e ajustar o áudio de um vídeo e sincronizá-los. Você pode aplicar um equalizador de efeitos de áudio ou vídeo, como recorte, rotação, sobreposição, ou colorir um vídeo.

Muito útil para você adiantar ou recuar o áudio em comparação ao vídeo. Isso permite que você corrigir vídeos quebrados onde o áudio e o vídeo estão fora de sincronia. Lembrando que você pode aplicar efeitos de forma permanente a um vídeo!

5 – Assistir vídeos danificados e inacabados

O VLC é tolerante a falhas e pode ser uma boa alternativa para tentar ver um arquivo cujo download foi interrompido antes da hora, ou que foi parcialmente danificado por problemas no disco, por exemplo.

Data: out. 2013
Fonte: linuxdescomplicado.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s