Os 5 apps de Educação mais usados em dispositivos móveis

Conheça alguns aplicativos que trazem maior dinâmica à sala de aula e melhoram a comunicação entre professor e aluno.

describe the image

Com a introdução de novas tecnologias e dispositivos de acesso como notebooks, PC’s e mais recentemente os smartphones e tablets, diversos comportamentos e ambientes sociais foram transformados. Naturalmente, esses comportamentos se refletem na criação das novas gerações. Por exemplo, crianças de todas as idades e até mesmo bebês se encantam com pequenos aparelhos digitais portáteis que são, agora, parte das listas de presentes de Natal e de outras datas.

As novas gerações (dos anos 90 e 2000) nasceram praticamente conectadas à Internet e convivendo diariamente com uma tela desde o início de suas vidas. Segundo uma pesquisa feita pelo CETIC.br, em 2012, as idades abaixo dos 10 anos representavam 44% dos primeiros acessos à Internet para crianças brasileiras. No entanto, cerca de um terço (31%) tinha começado a usar com 11 ou mais anos. Com o barateamento dos aparelhos e o maior acesso a bens de consumo por uma camada maior da população nos últimos anos, a tendência é que a aquisição e o uso de aparelhos por crianças de todas as idades e classes sociais cresça ainda mais.

É notável que essas aquisições mudam a forma como as crianças estudam e aprendem. Muitas instituições de ensino, tanto particulares quanto públicas, já estão aceitando que alunos utilizem dispositivos móveisema sala de aula. Smartphones, tablets e notebooks já não são mais vistos como um problema. Isso porque alguns aplicativos para celulares, tablets e computadores são boas ferramentas pedagógicas e ajudam a desenvolver a autonomia dos alunos, de acordo com especialistas em educação.

A explicação é que quando o aluno utiliza um aplicativo para aprender, seu nível de atividade é muito maior do que quando ele assiste à aula apenas ouvindo o professor passar conteúdo. Os alunos deixam de ser receptores passivos para se transformarem em criadores ativos de sua experiência de aprendizagem. Essa nova forma de aprender traz mais autonomia e criatividade, habilidades que, segundo Romero Tori, coordenador do Laboratório de Tecnologias Interativas da USP, serão demandadas no futuro profissional. Tori também acredita que não há motivo para continuar com as metodologias de ensino antigas e desconectadas no mundo atual, que é cercado de tecnologia. A escola deve integrar esses aplicativos, que já fazem parte da cultura do jovem, à metodologia de ensino.

Muitas escolas já oferecem dispositivos móveis como netbooks e tablets para os alunos assim que estes se matriculam. Dentro disso, disponibilizam uma plataforma online onde o professor pode postar o conteúdo da aula e conteúdo extra para estudo, questionários, testes rápidos e sessões de dúvidas. Os aplicativos de dispositivos móveis também são ferramentas que facilitam a vida dos estudantes e trazem eficiência ao estudo. Com aplicativos, os alunos podem facilmente baixar o conteúdo da aula em seus celulares e ouvir ou assistir o conteúdo diretamente de seus dispositivos, de qualquer lugar, até mesmo em uma viagem.

Para mostrar alguns dos principais aplicativos de educação para dispositivos móveis, criamos uma lista com eles:

1- Cisco WebEx Training Center

Este aplicativo possui uma plataforma intuitiva e não necessita de nenhum software ou hardware novo. Os serviços da Cisco WebEx são entregues sob demanda pela Cisco® Collaboration Cloud, uma rede global de alto desempenho. O Cisco Collaboration Cloud utiliza um modelo de segurança multicamadas robusto que inclui o uso das criptografias para garantir um maior nível de segurança na transmissão de dados.

Essa aplicação contém alguns recursos poderosos como compartilhamento multimídia, vídeo de alta qualidade, áudio integrado e conferências telefônicas via VoIP, bate-papos públicos ou em particular com o professor, laboratório prático Cisco WebEx, gravação e reprodução de aulas, entre outros recursos.

2- TED

É um acrônimo para Tecnologia, Entretenimento e Design. O TED é uma fundação privada norte-americana sem fins lucrativos, mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de novas ideias. Segundo a própria organização, “as ideias compartilhadas no TED-Ed são ideias que merecem ser disseminadas”

As apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet. Com ideias inovadoras e apresentações de grandes cientistas, artistas, executivos e pessoas de todos os tipos de profissão, o TED-Ed apresenta um conteúdo bastante interessante e que está disponível tanto em seu canal no Youtube quanto nos aplicativos para Android e iOS.

3- Edmodo

Edmodo é uma plataforma de aprendizagem social para professores, alunos e pais. É geralmente considerado como o Facebook das escolas, apelido dado pelos alunos e professores.

Edmodo pode ser incorporada nas salas de aula através de uma variedade de aplicações, como leitura, tarefas entre outras. É possível também fazer postagem de tarefas, criar enquetes para os alunos, incorporar vídeos nas aulas, criar grupos de estudo, enviar questionários para os alunos, além de criar um calendário de eventos e datas de testes. Os alunos também podem colocar arquivos na rede através de tecnologias de Cloud Computing, com as respostas das tarefas e enviá-las para os professores. Com isso, os professores podem anotar as tarefas diretamente no Edmodo para fornecer um feedback instantâneo.

A rede já possui mais de 5 milhões de usuários, entre professores e alunos, e continua sendo gratuita, podendo ser utilizada no desktop ou por meio de um aplicativo que pode ser baixado tanto no iOS quanto no Android.

4- Cisco Jabber

Esse app é uma ferramenta inteligente e simples de colaboração e videoconferência online. Para acessar as funcionalidades dessa ferramenta é necessário requisitar uma conta para o provedor do serviço ou pelo sistema da instituição. A aprovação da conta pode levar um dia e necessita de uma confirmação do usuário através de um e-mail que envia um link para download do software (para PCs) ou do aplicativo (para dispositivos móveis).

Após instalar o Cisco Jabber, você pode criar suas configurações de vídeo e áudio. A partir disso, o usuário poderá utilizar algumas das funcionalidades do app como a telepresença, mensagens instantâneas, chat em grupo, fazer uma conferência com um único usuário, compartilhar telas e apresentações, além da integração de mensagens de e-mail por voz.

Esse app está disponível para sistemas operacionais iOS, Android, Windows Phone, entre outros.

5- Cisco Webex

O Cisco Webex possui funcionalidades mais voltadas para reuniões dos professores com pais e alunos. É uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada pelas escolas para facilitar a vida de pais, professores e diretores, pois auxilia na economia de tempo, viagens (curtas ou longas) e possibilita a resolução de determinados problemas de maneira muito mais rápida e prática.

Reuniões entre professores e o corpo administrativo para definir horários de aulas, programação didática, entre outros assuntos também podem ser feitas através do Cisco Webex, que trabalha com a tecnologia de videoconferência gravada ou simultânea.

Data: out. 2013
Fonte: blogbrasil.comstor.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s