Estudar sempre foi mais produtivo quando feito em grupo, ajudando companheiros a resolver os problemas na medida que crescemos e juntamos esforços. As ferramentas de colaboração web social pode ser muito útil para o ambiente acadêmico, na verdade, existem centenas de utilitários que podem fazer a vida de alunos e professores muito mais fácil.
Aplicações de videoconferência, ferramentas de gerenciamento de projetos, plataformas especializadas, enfim… difícil fazer uma seleção, já que cada instituição e cada grupo de alunos pode ter necessidades completamente diferentes.

Criação de projetos e Office Online.

Essencial para o trabalho em grupos, embora existam dezenas de outras opções para o Gerenciamento de Projetos. .

– Nicenet . Compartilhe documentos, calendários, links … ideais para o trabalho em grupo.
– Redliner . Permite que múltiplos usuários para editar documentos do Word simultaneamente.
– Collanos . Para gerenciar projetos de gravação das mensagens, notas e outros canais de comunicação entre os membros.
– EtherPad . Processador de texto online que permite a edição simultânea de vários usuários em diferentes cores que marcam o trabalho de cada membro da equipe.
– Writeboard . Para criar e compartilhar qualquer tipo de documento.
– writewith . Para compartilhar documentos, tarefas e discussões.
– Zoho Show . Para apresentações on-line.
– Google Docs . Para criar, armazenar e compartilhar documentos.
– ThinkFold . Para definir os estados de um projeto e organizar as tarefas do mesmo.
– Thinkature . Para organizar as idéias antes da execução de um projeto.
– Thinkfree . Conclua plataforma para a criação e distribuição de documentos online.
Comunicação e grupos de discussão

Uma boa compilação de todas as opções que podem ser encontradas na categoria de comunicação .

– MemberHub . Comunica-se grupos de até 30 membros.
– Yugma . A versão gratuita permite conferência de até 20 pessoas ao mesmo tempo.
– ProBoards . Ideal para a geração de fóruns de discussão torná-los públicos ou privados.
– Pidgin . Para conectar todos usando mensagens instantâneas.
– 99Chats . Para criar salas de chat privadas.
– AwayFind . Para receber e-mails importantes no seu celular quando você estiver na sala de aula.
– Skype . Para fazer chamadas, conferências ou até mesmo compartilhar arquivos.
Compartilhar os resultados de pesquisa

Embora você possa usar qualquer opção da categoria de discos virtuais eu gostaria de acrescentar o Dropbox para sincronizar documentos entre vários computadores.

– CiteULike . Para organizar e compartilhar materiais.
– NoteMesh . Para compartilhar notas com os outros.
– Notefish . Para salvar e compartilhar conteúdo da Web com os outros.
– NoteCentric . Outra opção para a distribuição de anotações.
– Springnote . Para distribuir praticamente qualquer tipo de trabalho com o resto dos companheiros.
– Wridea . Para organizar as idéias e compartilhar mapas mentais.
– FruitNotes . Para organizar e compartilhar documentos, integrado com telefones celulares.
– Kablink . Para compartilhar documentos e discuti-los em tempo real.
– drop.io . Para enviar e compartilhar arquivos grandes usando uma URL.
Redes Sociais

Uma boa seleção de redes sociais focadas no ambiente acadêmico.

– ePals . Para entrar em contato com estudantes de todo o mundo.
– iLeonardo . Para capacitar os alunos a colaborar na investigação remotamente.
– O Quad . Para gerenciar projetos, calendários e grupos. Limitado a contas encerradas. Edu.
– Loomagoo . Permite compartilhar, comprar e vender material acadêmico.
– Student.com . Para compartilhar experiências sobre a vida em diferentes centros acadêmicos.
– WiZiQ . Para trazer alunos e professores aproveitando a web social.
– LearnHub . Para se preparar para os exames e compartilhar experiências.
– Campusbug . Ligações estudantes para ajudar a realizar tarefas diárias.

Wikis e blogs

– Wikispaces . Para criar um wiki e permitir gerar conteúdo entre todos os alunos.
– PBworks . Outra maneira de criar uma base de dados de conhecimento entre vários alunos.
– Blogmeister Classe . Para criar blogs relacionados aos temas abordados em sala de aula.
– Edublogs . Outra plataforma de blogs na educação.
– Blogger . Plataforma de blogging que não precisa de introdução.
– Twitter . Para criar um sistema de comunicação que pode ser privado entre um grupo de alunos e professores.
– Edmodo . Um ambiente acadêmico orientado microblog.
– Socialtext . Para criar grupos privados de até 50 usuários em uma plataforma de microblogging.

GESTÃO DE TAREFAS

– Google Calendar . Google Calendar onde você for perguntado sobre tudo.
– MyNoteit . Especialmente dedicado aos estudantes, para organizar tarefas e notas.
– MeetWithApproval . Para criar grupos de estudo com tarefas registrados.
– CollegeRuled . Para criar e compartilhar tarefas em grupos e enviá-los, se necessário, para o Facebook.
– Remember the Milk . O sistema de listas famoso que é usado para o mundo acadêmico e profissional.
– Toodledo Muito simples de usar para gerenciar tarefas entre os grupos..
– GradeMate . Outra ferramenta de gerenciamento de tarefas voltadas para o ambiente educacional.

Data: out. 2013
Fonte: marceloborba.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s