duckduckgo

Em um post no blog sobre o site Gnome.org, escrito por Claudio Saavedra, a equipe responsável pelo navegador web no ambiente Gnome anunciou que tinha mudado o motor de busca padrão do Google para o DuckDuckGo. A equipe cita problemas com privacidade e colaboração como os principais motivadores, e foram inspirados por uma palestra de Jacob Applebaum no GUADEC 2012.

“Eu fui um grande fã do DuckDuckGo por um longo tempo, e eu sempre pensei que a comunidade open source, e um motor de busca privada e aberto foram feitos um para o outro. Eu acabei me tornando cada vez mais crítico do Google, e as dúvidas que eles têm o melhor interesse das comunidades de código aberto de coração. O Google rastreia e registra tudo que você faz na internet para construir um perfil exato que eles podem vender para os anunciantes. Cada produto que eles liberam tem no seu cerne o objetivo de levar as pessoas a assinarem com a sua conta Google e on-line o mais rápido possível. Isso vale para o Android, Chrome, e Chromebooks.

DuckDuckGo, por outro lado, não coleta dados, concentra-se apenas em ser um motor de busca, e constrói grandes características para o site principal. Sendo um usuário Vim, meu recurso favorito é que o teclado de navegação Vim está embutido no site. Eu navego com “j” e “k”, e pressiono CTRL-Enter para abrir links em segundo plano.

Ele funciona: como isso é algo que temos vindo a debater por muito tempo, eu passei desta vez usando DuckDuckGo como o mecanismo de pesquisa padrão em minhas próprias máquinas, e estou feliz com os resultados que ele dá. Ele ainda tem palavras muito úteis que você pode usar para pesquisar diretamente na Wikipedia (!W), Amazon (!A), ou até mesmo o Google, se você ainda precisa dele (!G).

O projeto Gnome e DuckDuckGo unindo forças é uma grande vitória para os usuários. Esperamos ver mais projetos de código aberto adotando o DuckDuckGo, principalmente o KDE, Ubuntu, e especialmente o Firefox.

Por Jon Buys.

Com informações de OStatic.

 

Data: set. 2013
Fonte: revista.espiritolivre.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s