Pra trabalhar com Linux é importante ter certificação?

A certificação é algo muito comum entre os profissionais de informática. É uma das maneiras que os fabricantes de hardware e software encontraram para medir o quanto um profissional conhece de determinado assunto. A certificação profissional é muito usada pela área de recursos humanos das empresas na escolha de profissionais em processos seletivos.

O profissional pode comprovar que detém o conhecimento de determinada tecnologia. Geralmente as empresas que certificam geram uma credencial para consulta posterior.

O que é o LPI ?

O Linux Professional Institute – LPI – é uma organização sem fins lucrativos, sediada na Califórnia – USA e constituída em 1999 pela comunidade Linux e desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.

Certificar-se é uma forma de atestar conhecimentos profissionais, ou seja, validar a eficiência de alguém em determinado assunto.

A principal vantagem da LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente de distribuição.

O LPI é reconhecido como a primeira organização do mundo a defender e ajudar o uso profissional do Linux, Open Source e Free Software através de certificação profissional. Os exames de certificação do LPI são aplicados em milhares de lugares no mundo, em vários idiomas e com o apoio de empresários, fabricantes e instrutores.

Organização em níveis

A certificação LPI possui 3 níveis

  • Linux Professional Institute Certification Level 1 – LPIC-1
  • Linux Professional Institute Certification Level 2 – LPIC-2
  • Linux Professional Institute Certification Level 3 – LPIC-3

LPIC-1 é uma certificação de nível júnior para administradores Linux. Você deve ser capaz de executar tarefas de manutenção com a linha de comando, instalar e configurar uma estação de trabalho e ser capaz de configurar uma rede básica.

LPIC-2 é destinado a profissionais avançados do Linux. Para receber LPIC nível 2, você deve ser capaz de administrar pequenas redes mistas de médio porte e oferecer sugestões para a alta gerência.

LPIC-3 é projetado para profissionais de Linux de nível sênior em um ambiente corporativo. Você deve ser capaz de conceber, arquitetar,instalar e solucionar problemas de software LDAP e integração com o Active Directory.

As Provas

Cada nível possui duas provas:

LPIC-1 : provas 101 e 102
LPIC-2 : provas 201 e 202

LPIC-3 : provas 301, 302, 303, 304

O conteúdo das provas pode ser encontrado aqui. 

Cada prova possui 60 questões, a pontuação é de 200 a 800, para conseguir êxito nos exames do LPI, o candidato deve obter uma pontuação maior que 500 em cada prova.

Se você quer se manter bem preparado pras provas da LPI, acompanhe nossa coluna Dicas para Certificação LPI aqui!

Provas em papel (PBT – Paper Based Tests)

As provas em papel são parecidas com exames de vestibular e concursos. Elas são frequentemente realizadas em eventos de software livre, onde há uma grande concentração de interessados em se certificar. Além disso, as provas em papel são aplicadas em cidades onde há dificuldades de se obter um centro Pearson VUE eletrônica (CBT).

As provas em papel aplicadas no Brasil são geradas e corrigidas pelo LPI Mundial, nos Estados Unidos, e as afiliadas. Os resultados das provas em papel demoram de 15 a 30 dias para serem enviados por e-mail aos candidatos.

Provas eletrônicas (CBT – Computer Based Tests) 

Além das provas em papel, os interessados também podem optar por realizar as provas eletrônicas nos centros de testes da Pearson VUE. As provas eletrônicas podem ser realizadas em qualquer horário e local agendados pelo candidato.
Os resultados das provas eletrônicas saem na hora, assim que o o candidato finaliza a realização da prova.

Se puder faça a prova eletrônica, pois pode muito desesperador a espera pelo resultado.

As provas estão disponíveis em vários idiomas. A LPIC-1 e LPIC-2 em Papel possui opção para o idioma português. Já na versão eletrônica das provas, somente a LPIC-1 possui a opção português.

Disponível em: https://www.lpi.org/

Data: jul. 2013

Fonte: sejalivre.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s