governo-rs-assina-protocolo-odt

Os primeiros frutos do Fisl 14 já estão sendo colhidos. O Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria Geral de Governo, com a interveniência do Departamento de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, e a The Document Foundation firmaram o Protocolo ODF (Open Document Format). O objetivo é a realização de ações conjuntas para o desenvolvimento e a promoção de políticas públicas de uso de padrões abertos nas administrações governamentais.

O representante da The Document Foundation, Olivier Hallot(que já participou do opencast em dois episódios que podem ser ouvidos aqui e aqui), destacou a relevância da instituição que defende a liberdade de software e sua independência. Já o diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande (Procergs), Carlson Aquistapasse, afirmou que o acordo demonstra avanço. “Temos o desafio de usar a tecnologia para aprofundar a democracia”, disse. Para o coordenador geral da Associação Software Livre (ASL), Ricardo Fritsch, o protocolo assinado representa um passo importante para assegurar o uso de padrões abertos de documentos no Estado do Rio Grande do Sul.

Alguns sites estão trazendo a notícia com títulos que levam a acreditar que o Governo fez isto para ser contra empresas de software fechado como Microsoft, mas não param para pensar que a iniciativa é muito mais a favor do Estado do que contra qualquer empresa. O padrão é bom e garante o desenvolvimento intelectual e tecnológico para profissionais locais ao invés de priorizar empresas multinacionais que mandam todo o dinheiro, investido em licenças, para fora do país.

 

Data: ago. 2013
Fonte: softwarelivre.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s