A suíte office livre fecha ainda mais o cerco na interoperabilidade com formatos de arquivo proprietário e legados

Berlim, 25 de julho de 2013 – A Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.1, a suíte Office livre de melhor interoperabilidade jamais publicada. O LibreOffice 4.1 contém um número grande de melhorias no campo da compatibilidade de documentos, permitindo mais oportunidades para compartilhar arquivos com usuários dos software proprietário e fechado, enquanto preserva o layout original e seu conteúdo.

A interoperabilidade  – capacidade de abrir e salvar arquivos em formatos fechados e proprietários sem perda de formatação – é um ativo crucial para o LibreOffice que assim se torna o padrão de facto para migrações para suíte Office livres desde o início de 2012. Numerosas melhorias foram feitas para os filtros de importação e exportação do Microsoft OOXML, bem como os filtros do Microsoft Office legados e do formato RTF. Grande parte dessas melhorias são decorrentes das atividades de desenvolvedores de certificados alocados a projetos de migração sob contrato.

Não menos importante para a interoperabilidade são os novos recursos introduzidos no LibreOffice 4.1 tais como incorporação de fontes no Writer, Calc, Impress e Draw – que auxilia no aspecto visual quando as fontes usadas para produzir o documento não estiverem instaladas no PC de destino – e as funções de importação e exportação novas no Excel 2013 para compatibilidade com o ODF Open Formula.

Além da interoperabilidade, o LibreOffice 4.1 oferece uma vasta gama de recursos novos e melhorias em outras áreas da suíte, que estão relacionadas em https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/novos-recursos/libreoffice-4-1/

O LibreOffice 4.1 também incorpora alguns recursos do Apache OpenOffice, incluindo a barra lateral do Lotus Symphony, que será considerara experimental. Os desenvolvedores do LibreOffice trabalham na integração da barra na nova e moderna tecnologia de layout de caixas de diálogo adotada pelo LibreOffice (que permite o redimensionamento dinâmico e consistente na suíte)

O LibreOffice 4.1 chega no final de um processo significativo de desenvolvimento, que recentemente foi delineado no blogs da fundação: http://wp.me/p1byPE-q0.

A comunidade LibreOffice mundial participará no Terceira Conferência Internacional do LibreOffice em Milão, Itália, de 25 a 27 de Setembro, acolhida pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Milão. Para mais informações consulte o endereço: http://conference.libreoffice.org/2013/en. A chamada para trabalhos está aberta e se encerra no dia 4 de agosto.

Para baixar o LibreOffice

O LibreOffice 4.1 pode ser baixado imediatamente pelo link http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja . Extensões e modelos para o LibreOffice podem ser baixadas em: http://extensions.libreoffice.org e http://templates.libreoffice.orgOs registros de mudanças ficam em
https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.1.0/RC1 (consertados na 4.1.0.1),
https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.1.0/RC2 (consertados na 4.1.0.2),
https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.1.0/RC3 (consertados na 4.1.0.3) e
https://wiki.documentfoundation.org/Releases/4.1.0/RC4 (consertado na 4.1.0.4).

Apoie a The Document Foundation

Usuários do LibreOffice, defensores de software livre e membros da comunidade podem apoiar a The Document Foundation e o projeto LibreOffice através de doações, seja por PayPal ou cartão de crédito no link: http://donate.libreoffice.org.

Os recursos arrecadados serão usados para ampliação da infraestrutura, e apoio as atividades de marketing, para aumentar a abrangência do projeto, tanto a nível global como local.

Sobre a Document Foundation

The Document Foundation é uma organização aberta, independente, autogovernada, meritocrática, montada sobre os dez anos de trabalho dedicados para a comunidade OpenOffice.org. A TDF foi criada na crença de que a cultura de uma fundação independente agrega o melhor dos esforços de empresas e de voluntários, produzirá a melhor suíte de escritório. A TDF está de braços abertos a qualquer indivíduo que concorde com seus valores primordiais, que contribua com suas atividades, e recebe calorosamente a participação de empresas, por exemplo, através de alocação de pessoal que trabalhe de igual para igual com os demais contribuidores da comunidade. Em 30 de junho de 2013, a TDF tem 159 membros e mais de 3000 voluntários e contribuidores ao redor do mundo.

Contatos para mídia

  • Eliane Domingos de Sousa (base no Rio de Janeiro, Brasil, UTC-3) E-mail: elianedomingos@documentfoundation.org – Skype: elianedomingos
  • Florian Effenberger (base em Munique, Alemanha, UTC+1) E-mail: floeff@documentfoundation.org – Skype: floeff
  • Charles H. Schulz (base emParis, França, UTC+1) E-mail: charles.schulz@documentfoundation.org
  • Italo Vignoli (base em Milan, Itália, UTC+1)E-mail: italo.vignoli@documentfoundation.org – Skype: italovignoli GTalk: italo.vignoli@gmail.com

Tradução voluntária: Olivier Hallot

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s