Unity com desfocagem no Ubuntu 13.04 Unity SEM desfocagem no Ubuntu 13.04

O am­bi­ente grá­fico pa­drão do Ubuntu, cha­mado de Unity, tem vá­rios efeitos de trans­pa­rência. De entre os vá­rios efeitos um deles está as­so­ciado também à des­fo­cagem. Isto ocorre quando o dash do Unity é aberto (clique na imagem acima à es­querda), em que o menu fica por cima de todas as ja­nelas e cria um efeito de pe­lí­cula des­fo­cada.

Ora este efeito de des­fo­cagem (em in­glês “Blur”) re­quer pro­ces­sa­mento grá­fico extra, o que ob­vi­a­mente faz com que o Ubuntu fique sen­si­vel­mente mais lento. Aliás, o efeito de des­fo­cagem é talvez o efeito mais pe­sado do am­bi­ente Unity. Se você acha que o seu Ubuntu é lento, ex­pe­ri­mente des­ligar esta opção, se­guindo este ar­tigo, fi­cando com o Unity com uma apa­rência se­me­lhante à da imagem acima à di­reita (clique na imagem para vi­su­a­lizar me­lhor)!

Qual­quer efeito vi­sual re­quer sempre pro­ces­sa­mento acres­cido. Se a placa de vídeo não for de­di­cada ou se os dri­vers não es­ti­verem 100% ins­ta­lados, muito pro­va­vel­mente o Ubuntu vai acabar por ser afe­tado por esses efeitos vi­suais. Um dos efeitos mais pe­sados que o Unity tem é a des­fo­cagem das ja­nelas que ocorre quando o Dash (o menu que você usa para abrir pro­gramas e fi­cheiros) é aberto.

Uma vez que a des­fo­cagem tem de ser pro­ces­sada no mo­mento que você abre o dash, então na­tu­ral­mente que ele de­mora sempre um pouco a abrir-se. Se você des­ligar esse efeito de cer­teza que o Dash do Unity vai co­meçar a abrir mais de­pressa. Esta di­fe­rença po­derá ser ainda maior nos com­pu­ta­dores com menos re­cursos.

Já agora, se você achar que mesmo sem o efeito de des­fo­cagem o Ubuntu ainda está lento a uti­lizar esta in­ter­face grá­fica, ex­pe­ri­mente des­ligar por com­pleto as trans­pa­rên­cias do Unity, através do pro­ce­di­mento do link se­guinte:

Existe vá­rias ma­neiras de des­ligar e ligar este efeito de des­fo­cagem. Assim, neste ar­tigo apre­sen­tamos duas ma­neiras di­fe­rentes de o fazer, através de duas apli­ca­ções di­fe­rentes. A nossa re­co­men­dação é a pri­meira al­ter­na­tiva, visto que no caso da se­gunda é uti­li­zada uma apli­cação que tem muitas op­ções avan­çadas que só devem ser usadas por uti­li­za­dores ex­pe­ri­entes. Pre­ci­sa­mente por haver vá­rias al­ter­na­tivas, nós mos­tramos no vídeo a se­guir o efeito de des­ligar e ligar as des­fo­ca­gens:

Al­ter­na­tiva 1: uti­li­zando o Unity Tweak Tool

Nesta pri­meira al­ter­na­tiva, iremos uti­lizar o pro­grama Unity Tweak Tool para des­ligar as des­fo­ca­gens do Unity. Caso você ainda não tem esta apli­cação ins­ta­lada, veja neste ar­tigo como a ins­talar:

De­pois de ter o Unity Tweak Tool, abra-o através do Unity:

A abrir o Unity Tweak Tool

Quando a ja­nela apa­recer, clique na opção “Pes­quisa” da secção “Unity“:

Janela do Unity Tweak Tool

Serão então apre­sen­tadas vá­rias op­ções re­la­tivas ao Unity, em que a pri­meira per­mite liger/des­ligar a des­fo­cagem do Unity. Por isso se você quiser des­ligar sim­ples­mente clique nessa opção (tal como se pode ver pela imagem abaixo). Se quiser re­verter basta voltar a clicar nessa mesma opção.

Unity Tweak Tool - Pesquisa

Para além de poder ligar e des­ligar a des­fo­cagem, você pode uti­lizar uma opção in­ter­média, em que usa a des­fo­cagem mas de forma es­tá­tica, ou seja o Unity não está cons­tan­te­mente a atu­a­lizar. Como é óbvio esta opção in­ter­média é mais leve, no en­tanto ela tem sé­rios pro­blemas visto que se puser um vídeo a ser re­pro­du­zido ele não vai ser des­fo­cado di­na­mi­ca­mente. Por­tanto não é uma opção que re­co­men­damos.

Al­ter­na­tiva 2: uti­li­zando o CCSM

O CCSM (um acró­nimo que em por­tu­guês sig­ni­fica “Ge­ren­ci­ador de Con­fi­gu­ra­ções do Com­piz­Config“) é uma ex­ce­lente fer­ra­menta que agrega todas as op­ções dos efeitos vi­suais do Ubuntu, in­clu­sive do Unity. Por ter todas essas op­ções, ele deve ser usado com muito cui­dado pois pode causar ins­ta­bi­li­dade. Tente usá-lo apenas em ar­tigos con­fiá­veis, por exemplo os ar­tigos apre­sen­tados aqui no Ubun­tued. Se você não tem o Ge­ren­ci­ador de Con­fi­gu­ra­ções do Com­piz­Config ins­ta­lado, veja o link se­guinte para saber como o ins­talar:

De­pois de ins­talar a apli­cação, abra-a através do Unity:

A abrir o CCSM através do Unity

Você será no­ti­fi­cado que deve uti­lizar com cui­dado esta apli­cação. Clique em OK:

CCSM - Aceite e avance

De­pois disso, pro­cure pela opção “Ubuntu Unity Plugin” e clique nela:

Gestor de Configurações do Compiz: a abrir o Unity

Serão então apre­sen­tadas as vá­rias op­ções re­la­tivas ao Unity. Uma delas chama-se “Dash Blur” e é a opção que per­mite ligar e des­ligar as des­fo­ca­gens. Tal como ocorre com a al­ter­na­tiva 1, você também pode es­co­lher a opção in­ter­média que pro­por­ciona uma des­fo­cagem es­tá­tica, mas não acon­se­lhamos.

Para des­ligar as des­fo­ca­gens es­colha a opção “No Blur”. Caso de­pois queira voltar a tê-las, al­tere para a opção ori­ginal que era “Ac­tive Blur”:

Gestor de Configurações do Compiz: a mudar a opção de desfocagem

Fonte: ubuntued.info

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s