No post de hoje falaremos sobre o software open source e gratuito chamado Aptana Studio, destinado para desenvolvimento o WEB; uma alternativa ao DreamWeaver da Adobe. Aptana Studio está disponivel para Linux, Windows e MacOS.

Começando do básico: o que é uma IDE ? 

IDE vem do inglês “Integrated Development Environment”(sistema de desenvolvimento integrado em português), que nada mais é, do que um programa que junta várias ferramentas que auxiliam o desenvolvedor na hora de criar um software.

Aptana Studio é desenvolvido em JAVA e baseado no Eclipse(outra IDE muito conhecida pelos desenvolvedores) tem suporte para as linguagens HTML, JavaScript, CSS, ScriptDoc, PHP, Ruby on Rails, Adobe AIR.

Embora seja baseado no Eclipse, o Aptana possui uma versão standalone, ou seja, uma versão “sozinho”, você não precisa ter instalado o Eclipse para usar o Aptana. Mas, se preferir, ele pode ser instalado como um plugin no Eclipse.

Algumas funções presentes no DreamWeaver e que, até o momento, só encontrei no Aptana Studio, são:

Assistente de código 

Esta função presente em quase todas (senão todas) as versões do DreamWeaver faz com que o programador digite menos código auto-completando as tags ou caminhos de imagens, por exemplo, abrindo e fechando parenteses e colchetes.

Ele funciona do mesmo modo que já conhecemos no DreamWeaver(se não conhece, verá abaixo), ao digitar o inicio da tag, aparece um pop-up que sugere a você o preenchimento da tag.

Esta talvez seja uma das principais ferramentas e a mais usada, extremamente util e que nos poupa muito tempo, sem contar que faz com digitamos menos código.

Suporte FPT e EGit 

Aptana também tem suporte ao upload e download de arquivos via FTP, direto para o servidor.

Egit é um plugin para Eclipse que possibilita usar o GitHub, site onde se pode hospedar um código fonte através do repositório git, sendo assim permitindo que você possa compartilhar seus projetos e codigos com quem desejar. Muito usado em empresas de desenvolvimento.

Outline

Esta função mostra no canto inferior esquerdo uma hierárquia do nosso código, juntamente com as propriedades facilitando muito na visualização do código, veja na imagem:

Debugger integrado 

Serve para encontrar erros no seu código, emitindo pequenos alertas e as vezes até impedindo que o código seja executado de forma incorreta.

Interface customizável

O Aptana, assim como as mais famosas IDEs Web também conta sistema de destaque de código, onde cada tag ou linha de código recebe uma cor diferente ajudando na sua identificação, essas cores, podem ser pré-definidas ou escolhidas por você mesmo e há até a possibilidade de um tema ‘externo’ criado pela comunidade.

Mais Informações – Aptana Studio 3

Site Oficial
Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s