Nós sabemos que, em projetos de design, é desejável que o seu cliente tenha um material exclusivo. E mais do que isso, uma fonte exclusiva. Afinal, a marca dele é a sua representação. E exclusividade nessa hora é tudo.

Por Alexandre Bigaiski

Existem milhares de fontes disponíveis no mercado. Provavelmente, uma (ou algumas delas) vai se encaixar na personalidade da marca do seu cliente. Entretanto, às vezes, é muito difícil encontrar uma fonte que expresse exatamente todas as faces do negócio do seu cliente. É aí que você entra, criando para ele uma fonte exclusiva.

Muitos designers não sabem como fazer isso. Mas não tem problema, estamos aqui para aprender mesmo. Uma dica é pesquisar na internet sobre identidades visuais das empresas. Você vai ver como cada elemento dessas identidades visuais foi criado. Cores, formas, imagens, tamanhos e, claro, fontes.

Hoje, vamos indicar 5 sites nos quais você pode criar a sua própria fonte, ou modificar as já existentes.

1. FontStruct

FontStruct é online. Ou seja, você pode criar gratuitamente as suas fontes a partir do próprio navegador, sem a necessidade de baixar e instalar o programa. Depois do trabalho pronto, você pode salvar e baixar a fonte para o seu computador como uma fonte TrueType (.ttf), instalar e usar em Windows ou Mac. Você pode usar a fonte em programas como o Photoshop, por exemplo.

2. FontForge

FontForge é grátis, mas você precisa baixá-lo. Pode ser usado em Windows, Mac e Linux. Nele, você poderá criar a sua própria fonte ou modificar uma fonte já existente. Ele suporta vários tipos de arquivos de fontes como TrueType (.ttf), PostScript (.ps), OpenType (.otf), entre outros.

3. BitFontMaker

BitFontMaker é online. É um editor de fontes bitmap, o que significa que você pode desenhar as suas fontes, pixel por pixel. É muito simples de usar e, quando você terminar a sua fonte, poderá fazer o download e salvar a sua fonte como um arquivo TrueType.

4. Type light

Type light está disponível apenas para Windows. Ele é grátis e você pode, com ele, modificar fontes existentes ou criar a sua própria fonte a partir de um desenho. Este programa suporta fontes do tipo TrueType, OpenType e PostScript, com a possibilidade de converter os tipos arquivos de fontes de um para outro.

5. gbdfed Bitmap Font Editor

gbdfed é grátis e você poderá usá-lo para criar ou modificar fontes. Ele tem um suporte nativo para fontes BDF e outros tipos menos conhecidos de fontes, mas, elas podem ser exportadas em formatos mais populares do tipo OpenType. Mas, atenção! O processo de instalação pode não ser dos mais fáceis. O programa foi criado para Linux e precisa de GTK+ (um tipo de complemento relacionado ao Gimp – programa de edição de imagens para Linux, parecido com o Photoshop) para ser instalado.

E então, gostou? No seu próximo projeto, considere a possibilidade de criação de uma fonte própria. Temos a certeza de que o seu cliente vai gostar.

Os programas são em inglês, mas com um pouquinho de esforço com o tradutor, caso necessário, você vai ver que vale a pena.

Fonte: blog.atualcard.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s