Adicione aplicações ao arranque do Ubuntu!
Por vezes há apli­ca­ções que pre­ci­samos que sejam exe­cu­tadas logo no ar­ranque do Ubuntu. As apli­ca­ções mais co­muns que nor­mal­mente se adi­ciona ao ar­ranque do Ubuntu, são pe­quenos ser­viços ou in­di­ca­dores, que na ver­dade ficam abertos mas em back­ground, ou seja, sem o uti­li­zador ver essas apli­ca­ções a tra­ba­lharem.

Ora, neste ar­tigo iremos ex­plicar, de forma muito fácil e rá­pida, como adi­ci­onar apli­ca­ções ao ar­ranque do Ubuntu. Você po­derá adi­ci­onar o que quiser para ser ini­ciado com a sessão do Ubuntu!

Este ar­tigo é ex­tre­ma­mente sim­ples, pois o Ubuntu tem uma apli­cação que faz a gestão das apli­ca­ções de ar­ranque. Por­tanto o ar­tigo re­sume-se a ex­plicar como abrir a apli­cação e como adi­ci­onar os pro­gramas ao ar­ranque do Ubuntu.

Antes de ex­plicar como adi­ci­onar então apli­ca­ções ao ar­ranque do Ubuntu, a equipa do ubun­tued quer apenas lem­brar que há um ar­tigo muito in­te­res­sante que per­mite mos­trar todas as apli­ca­ções que estão no ar­ranque da sessão do Ubuntu. Esse ar­tigo existe pois há vá­rias apli­ca­ções que são ocul­tadas para que os uti­li­za­dores não as des­li­guem. Quer saber como pôr essas apli­ca­ções vi­sí­veis? Veja este ar­tigo:

Como adi­ci­onar uma apli­cação ao ar­ranque do Ubuntu

1. Você sabe qual é o co­mando da apli­cação?

A adição de uma apli­cação ao ar­ranque do Ubuntu é ex­tra­me­mente sim­ples, mas re­quer uma in­for­mação que você tem de saber pre­vi­a­mente: o nome/co­mando que abre a apli­cação que você quer que ela seja aberta. Para você saber qual o nome da apli­cação, você pode sim­ples­mente abrir o ter­minal e es­crever o nome dela e car­regar na tecla ENTER. Se ela abrir, per­feito, é esse o co­mando que a abre.

No caso de você não saber o co­mando que abre de­ter­mi­nada apli­cação, também não há pro­blema pois existe ma­neiras de des­co­brir isso mesmo. A ma­neira mais sim­ples de des­co­brir é uti­li­zando a apli­cação de gestão de ata­lhos do Ubuntu cha­mada Ala­carte. Essa apli­cação é dada a co­nhecer no ar­tigo do link abaixo:

A abrir o Alacarte
De­pois de abrir o Ala­carte, tal como se mostra na imagem acima, para obter então o co­mando que abre de­ter­mi­nada apli­cação basta se­le­ci­onar a apli­cação pre­ten­dida e es­co­lher a opção “Pro­pri­e­dades“. Ao fazê-lo, abre-se uma ja­nela onde apre­senta o co­mando que abre a apli­cação que você es­co­lheu. Por exemplo na imagem abaixo, o co­mando é “guake”.
A buscar comando da aplicação no alacarte

2. Abra o gestor de apli­ca­ções de ar­ranque do Ubuntu

A apli­cação que per­mite adi­ci­onar e re­mover apli­ca­ções do ar­ranque do Ubuntu pode ser aberta do Unity. Basta pro­curar por “sessão” no Dash do ubuntu, tal como na imagem abaixo, e se­le­ci­onar o gestor de apli­ca­ções de ar­ranque do Ubuntu. No caso de você ter o Ubuntu em por­tu­guês do Brasil a apli­cação apa­re­cerá com o nome “Apli­ca­tivos de sessão”, caso tenha o Ubuntu em por­tu­guês de Por­tugal, o nome da apli­cação é “Apli­ca­ções de Ar­ranque”.
1 - Abrir aplicativos de sessãoM

3. Adi­cione uma nova apli­cação ao ar­ranque do Ubuntu

De­pois de ter o gestor aberto, para adi­ci­onar uma nova apli­cação ao ar­ranque do Ubuntu, clique no botão “Adi­ci­onar” tal como se mostra na imagem abaixo:
2 - Clique em Adicionar para acrescentar uma nova aplicação ao arranqueM

Será então apre­sen­tada uma ja­nela muito se­me­lhante à da imagem abaixo em que você de­verá pre­en­cher os vá­rios campos apre­sen­tados con­forme ne­ces­sário.
3 - Preencha todos os campos de forma detalhadaM

De sa­li­entar que o co­mando de­verá ser exa­ta­mente como você de­ter­minou antes e deve ter em atenção que o co­mando é case-sen­si­tive, ou seja, le­tras maiús­culas são di­fe­rentes de le­tras mi­nús­culas. Quanto aos ou­tros campos, tente pre­en­cher da ma­neira mais de­ta­lhada pos­sível para o caso de você um dia se es­quecer do porquê de de­ter­mi­nada apli­cação estar a ar­rancar com o Ubuntu.

Quando ter­minar a edição, clique no botão “Adi­ci­onar“. A partir desse mo­mento, sempre que ini­ciar o Ubuntu essa apli­cação será ini­ciada.

Fonte: ubuntued.info

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s