FirefoxOS Simulator no Ubuntu

O mundo di­gital está a in­clinar-se imenso para a mo­bi­li­dade, para os sis­temas de dis­po­si­tivos mó­veis. Não só o Ubuntu Touch es­tará em breve a com­petir com o An­droid e o iOS, mas também vá­rios ou­tros si­temas no­me­a­da­mente o TizenSail­fishGno­meOS e claro o Fi­re­foxOS.

De forma a fa­ci­litar o de­sen­vol­vi­mento de apli­ca­ções para esses sis­temas, as em­presas que estão a de­sen­volvê-los tentam dis­po­ni­bi­lizar ra­pi­da­mente formas de teste. Ora, neste ar­tigo apre­sen­tamos-lhe o Fi­re­foxOS Si­mu­lator, que ba­si­ca­mente é uma ex­tensão para o seu Fi­refox que pos­si­bi­lita não só testar a úl­tima versão do Fi­re­foxOS mas também per­mite que os pro­gra­ma­dores possam testar as suas apli­ca­ções para este novo sis­tema.

FirefoxOS no Ubuntu

O Fi­re­foxOS Si­mu­lator pode ser usado pelos uti­li­za­dores nor­mais sim­ples­mente para ver qual o es­tado atual deste sis­tema ope­ra­tivo. O pro­cesso é tão sim­ples quanto ins­talar em dois bo­tões e por isso qual­quer pessoa pode ver o es­tado atual do software.

No en­tanto, o ob­je­tivo prin­cipal do Fi­re­foxOS Si­mu­lator não é mos­trar o es­tado atual do sis­tema. Na ver­dade o ob­je­tivo prin­cipal desta ex­tensão é apre­sentar ao pro­gra­mador uma forma super fa­ci­li­tada de re­a­lizar testes das apli­ca­ções que ele es­teja a de­sen­volver para o Fi­re­foxOS.

Assim, o Fi­re­foxOS Si­mu­lator apre­senta uma in­ter­face adi­ci­onal para vi­su­a­lizar uma con­sola de erros e também para acres­centar as apli­ca­ções que o pro­gra­mador es­tiver a de­sen­volver. A ex­tensão é ex­tre­ma­mente sim­ples mas com um po­ten­cial muito grande. Por ser sim­ples não há muito a dizer e por­tanto con­vido-o a vi­su­a­lizar este pe­queno vídeo de­mons­tra­tivo da ins­ta­lação da ex­tensão e exe­cução do Fi­re­foxOS:

Como ins­talar o Fi­re­foxOS Si­mu­lator?

A ins­ta­lação do Fi­re­foxOS Si­mu­lator é ex­tre­ma­mente sim­ples, visto que é uma ex­tensão normal do Fi­refox (que nem pre­cisa que você rei­nicie o fi­refox de­pois de ins­ta­lada). O único in­con­ve­ni­ente (se é que é um in­con­ve­ni­ente) é o ta­manho desta ex­tensão que ronda os 90MB.

Para ins­talar esta ex­tensão co­mece por vi­sitar a pá­gina do link se­guinte e de­pois clique no botão “Adi­ci­onar ao Fi­refox” tal como pode ver pela imagem abaixo:

Instalando o FirefoxOS Simulator

Ao clicar no re­fe­rido botão o Fi­refox irá ini­ciar o down­load da ex­tensão que po­derá de­morar algum tempo con­forme a li­gação à In­ternet, visto que são cerca de 90MB.

Downloadind FirefoxOS

Quando o down­load da ex­tensão ter­minar, será apre­sen­tada uma ja­nela se­me­lhante à da imagem abaixo a per­guntar se você quer re­al­mente ins­talar esta ex­tensão. Aceite ins­talar cli­cando no botão do canto in­fe­rior di­reito, in­ti­tu­lado “Ins­talar agora”.

a mandar instalar o FirefoxOS Simulator

Ao aceitar ins­talar, será apre­sen­tada uma nova pá­gina muito se­me­lhante à da imagem abaixo à es­querda. Esta pá­gina é a in­ter­face de gestão do Fi­re­foxOS, onde você po­derá efe­ti­va­mente ini­ciar o Fi­re­foxOS e  onde você po­derá gerir al­gumas das fun­ci­o­nal­di­ades, no­me­a­da­mente adi­ci­onar novas apli­ca­ções. Esta in­ter­face (pá­gina web) pode ser aberta no menu Fer­ra­mentas → De­sen­vol­vedor Web → Fi­re­foxOS Si­mu­lator, tal como pode ver pela imagem abaixo à di­reita.

Dashboard do FirefoxOS simulatorM menu_firefoxOSM

Para ini­ciar o Fi­re­foxOS, você apenas pre­cisa de clicar no botão do lado es­querda da in­ter­face re­fe­rida acima, onde diz “Stopped” (sig­ni­fica pa­rado). Ao ini­ciar o Fi­re­foxOS, este botão passa a ter o nome “Run­ning” (em exe­cução) e por­tanto se você voltar a clicar nele irá fe­char a ja­nela do Fi­re­foxOS.

FirefoxOS no Ubuntu

 

 

Fonte: ubuntued.info

Deixe um comentário