15-03-2013_owncloud-square-logo

A community edition do ownCloud 5.0 foi lançada. Uma série de atualizações foram feitas para os serviços de nuvem localmente instaláveis​​: a interface web, por exemplo, foi redesenhada para proporcionar mais espaço para listar arquivos do que nas versões anteriores. A interface do ownCloud 5.0 agora também exibe o nome do usuário atual, que pode ser clicado para chegar ao menu de configurações do usuário e ferramentas de administração.

A integração com o ClamAV significa que os arquivos enviados para o servidor podem ser verificados automaticamente sob a existência de vírus, com arquivos suspeitos automaticamente separados. Arquivos apagados acidentalmente agora também podem ser recuperados.

As melhorias foram feitas para o calendário e contatos de serviços na nuvem, que tinha sido largamente negligenciado anteriormente. Os eventos podem agora ser facilmente classificados como públicos, privados ou confidenciais, e uma série de questões relacionadas com a cartas com tremas foram resolvidos. Os desenvolvedores do ownCloud introduziram categorias para os contatos para que eles possam ser classificados de diversas maneiras, não apenas em ordem alfabética.

Os desenvolvedores também fizeram algumas mudanças profundas internamente. Serviços de armazenamento externos, como S3 da Amazon e Google Drive agora podem ser atualizados em background, e a comunicação entre os clientes e o servidor ownCloud foi otimizada.

A community edition do ownCloud 5.0 está licenciado sob a AGPLv3 e pode ser baixada gratuitamente a partir de ownCloud.org. Se ownCloud 4.5 já foi instalado em uma máquina, no entanto, não deve ser atualizado usando o rsync como de costume. Em vez disso – após um backup completo, por razões de segurança – os usuários devem excluir todos os arquivos e diretórios do ownCloud, exceto o diretório de dados, que contém os dados do usuário, e o arquivo de configuração no diretório de configuração, antes de descompactar o arquivo tar com ownCloud 5.0. A próxima vez que ownCloud for aberto, todos os dados irão migrar para a nova versão.

Com informações de The H Online.

Fonte: revista.espiritolivre.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s